O homem pode não ser rico, mas se ele tiver na bagagem a leitura será mais que isso: será sábio. A sabedoria, sem dúvida, é grandiosa, é tudo na vida, não na morte. Na morte, todos os homens são igualmente leigos.

Margarete Solange. Contos Reunidos, p. 98

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Saudade Ferina

 Margarete Solange
Com ele aprendi tanta coisa. Ele tinha por mim um amor tão sincero, adorava minha companhia. Todas as noites sentávamos em nosso banquinho debaixo do vasto céu para conversar. Ele me ouvia e compreendia, era sensível aos meus sentimentos. Preocupava-se ao ver-me chorar. Eu o amava tão intensamente que por causa dele mudei alguns de meus costumes e fiz coisas que antes nem imaginava fazer. Aprendi com ele uma nova maneira de ser e de amar. Foi tão surpreendente e doloroso vê-lo inerte, com olhinhos parados, fitando-me sem me ver. Olhinhos que eu amava tanto. Eu sabia que o futuro iria tirá-lo de mim, por isso passava pelos dias lentamente adiando o porvir. Tomava posse do presente ao seu lado, apertando-o em meus braços sabendo que estava vivendo o passado. Por duas vezes escapou da morte, que veio ao seu encontro ameaçadora e possessiva. Então acreditei que nessa terceira luta, ele novamente seria o vencedor. Todavia, a velhice chegou antes da hora e lhe trouxe um nódulo na tireóide e uma anemia profunda. Ele lutou tão bravamente porque queria permanecer ao meu lado, eu lia isso em seus olhos. Agora, todas as noites uma saudade ferina grita o seu nome e ele não vem porque não está em lugar algum, mas as lembranças estão por toda parte. E eu nem quero que elas me deixem porque um grande amor a gente não quer esquecer. É tão difícil não tê-lo, porque ele ocupava um espaço muito grande em meu coração e agora esse espaço está vazio. Com lágrimas nos olhos e uma profunda dor na alma escrevo e dedico a ele, meu grande amigo REX – Rei em latim –, estas minhas palavras de lamento. Ele não era tão somente um vira-latinha... Era inteligente, alegre, divertido, apaixonado... Era o Rei REX... e eu o amava!